segunda-feira, 22 de maio de 2017

Como um bom professor de física deve ser?


No ensino médio um dos maiores pesadelos dos alunos são as aulas de física, pois além de envolver uma atenção super especial da área do cérebro responsável pela imaginação, também requer uma base sólida de matemática, que poucos alunos têm em decorrência de um ensino fundamental extremamente defeituoso.
O maior desafio de um professor de física (e de todas as disciplinas) é manter o aluno interessado em aprender, dessa forma, o professor, além de ter os conhecimento técnicos da disciplina, tem que ser uma ótima companhia para os alunos em sala.
O bom professor deve ser um pouco ator, os alunos adoram situações cotidianas representadas em sala, mesmo quando são relacionadas aos assuntos técnicos. 
O bom professor também deve levar coisas novas para seus alunos, como experimento, vídeos, revistas, etc.
O bom professor, além de tudo, deve ser um professor moderno! Pois falando a mesma linguagem dos alunos, o fluxo de conhecimento (que é uma via de mão dupla) é aumentado exponencialmente. 

Experiência pessoal: recentemente, reuni meus alunos em uma sala de áudio e vídeo, para assistirmos juntos à um episódio da série de televisão Cosmos. Por que eu desviaria algumas horas do assunto técnico da sala de aula para assistir à um seriado de televisão? A resposta é simples: eles adoraram! E aprenderam algumas coisas significativas sobre física, ciência, história, biologia, etc. Oportunidade essa que talvez não tivessem em outro lugar. Chamar a atenção do aluno para a ciência e sua beleza talvez seja mais importante que "empurrar goela abaixo uma tonelada de conteúdo" sem que ele se interesse e aprenda nada!

Ainda temos que levar em consideração que, apesar dos alunos precisarem aprender bastante para as provas de vestibulares e ENEM, a grande maioria deles não vai seguir nessa área posteriormente e esse conhecimento vai ser esquecido tão rápido quanto a luz no vácuo. O que fazer então? 
Conheço muito professores que acham que todos os alunos devem ser fera em física (gostando ou não), apesar de sabermos que, de acordo com a teoria das múltiplas inteligências de Gardner, muitos alunos não têm a menor vocação para essa área, e sim para outras, como linguagem, por exemplo. Sendo assim, no meu humilde ponto de vista, para esses alunos que não gostam ou não têm vocação para física, aprender o básico para responder questões de provas já é o suficiente. Para os alunos que realmente gostam e levam jeito para essa área, talvez uma atenção especial seja importante, com desafios extras e propostas de pesquisas aparte do conteúdo.

Para concluir, podemos citar alguns fatores que são indispensáveis para qualquer bom professor:

1. Ser agradável e saber entreter os alunos;

2. Ter um bom conhecimento técnico da disciplina (tempo de experiência faz diferença também);

3. Trazer experimentos científicos e passar pesquisas para que eles mesmos façam as suas;

4. Ter criatividade e disposição para pesquisar alternativas de aulas;

5. Utilizar tecnologias, com datashows, apps, programas;

6. Levar os alunos para fora das quatro paredes da sala eventualmente;

7. Usar linguagem clara e acessível; 

8. Usar questões assertivas e sem ambiguidades para exercícios;

9. Avaliar o aluno de várias formas, não só com uma prova, levando em consideração sua assiduidade, interesse e esforço.

10. Tentar relacionar a física com as outras áreas do conhecimento. Se possível em parceria com outros professores;

11. Realizar projetos na escola que envolva os alunos e possivelmente a comunidade escolar.

Caso você ainda não seja um bom professor, não se desespere, eu também ainda estou tentando. O importante é não parar no tempo e estar sempre se atualizando!

Grande abraço.

Qualquer dúvida ou comentário são sempre bem vindos!

ARAÚJO, L. J. L.


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