segunda-feira, 29 de maio de 2017

Como ensinar ciência sem ofender religiosos?


Trago para vocês hoje minha visão sobre um situação muito delicada: a separação entre ciência e religião nas escolas.
Vejam bem, eu não sou nem de perto uma pessoa religiosa, não acredito em um deus da forma como é pregado pelas igrejas, como a maioria já sabe, apesar de conhecer muitos cientistas religiosos praticante de alguma fé. Confesso aqui de todo coração que não entendo como conseguem acreditar nessas coisas mesmo conhecendo o método científico e as teorias formuladas nesses últimos 400 anos, mas consigo respeitar a posição de cada um, pois todos devem praticar o que lhes parece mais correto.
Todavia, entendam, não é meu interesse passar essa ideia para meus alunos.
Antes de tudo, vou situá-los e esclarecer o contexto em que a escola está inserida. A escola onde ministros aulas de física está em uma comunidade muito pobre, e como vocês devem esperar, formada de 99,9% (números exagerados, provavelmente rsrs) de crentes da igreja protestante, inclusive alguns funcionários da escola.
Quanto aos funcionários, coordenação, gestão, etc. eu não me preocupo tanto com o que falo em sala de aulas, pois o que eu falo está baseado na ciência, história, matemática, biologia, etc. e eles sabem que não poderão reclamar mesmo tendo opiniões contrárias. Mas tem uma coisa que me preocupa: os pais dos alunos.
Vou dar um exemplo, recentemente estávamos falando sobre o Big Bang (teoria científica sobre a criação do nosso universo), assunto que sempre surge quando alunos perguntam sobre a origem de todas as coisas, quando, de repente, surge uma pergunta "professor, onde Adão e Eva entram nessa estória? Minha mãe disse que eles foram os primeiro seres humanos". Nesse momento a gente tem que levar com muita calma e assertividade, pois quando você tenta explicar para um aluno que aquilo não existiu DE ACORDO COM FATOS CIENTÍFICOS, você está automaticamente chamando seus pais, pastores e amigos de mentirosos ou, no melhor dos casos, ignorantes.
Eu, como pessoa e como professor, não posso mentir para o aluno nesse momento, mas como explicar que a Bíblia é uma coisa e a ciência é outra?

[1]

Outra questão que sempre cai nessas discussões é sobre a Teoria da Evolução das Espécies, de Darwin, que é uma teoria científica com provas mais do que convincentes para alguém que já a tenha conhecido. Mas os alunos insistem em ridicularizar a ideia de que "viemos dos macacos" (como se a teoria evolutiva dissesse isso em algum lugar). Me pergunto sobre a dificuldade que os professores de biologia também devem enfrentar.

[2]


Tenho alguns alunos que quando descobrem que eu não acredito no mesmo deus que eles dizem "Professor, eu gostava tanto do senhor, agora vejo que é um mal caráter. Que pena." Então, nesse momento, é preciso ter uma conversa amistosa com ele e tentar explicar que a crença de uma pessoa não deve ser levada em conta no julgamento da sua índole, o que importa no fim das contas não é ela acreditar ou não em algo e sim as suas ações, se a pessoa é bondosa, responsável e respeitosa.

Assim também como existem alunos que são de algumas igreja e que encaram super bem! Gostam de conversar sobre o assuntos, mesmo que tenham que acreditar na bíblia, mas também se interessam em conhecer um outro ponto de vista. E isso é fantástico!

Algumas disciplinas que são ainda estudadas no ensino médio poderia nos ajudar a esclarecer essa diferença para os alunos, como a filosofia, sociologia, etc. Mas como? Se os professores que ministram essas disciplinas também são ovelhas do rebanho de deus.

Não me levem para o lado super-cético, pois não me oponha à ideia de existir forças no nosso universo além das que conhecemos fisicamente, acho que uma certa espiritualidade é importante e assim como as ideias religiosas podem estar erradas, as científicas também podem, essa é uma das maiores graças da vida. Entretanto, da forma como é pregada pela maioria das igrejas (onde o deus é o dinheiro), usando e iludindo pessoas menos favorecidas em nome de um deus velho de barba, fazendo-as entregar o pouco dinheiro que suam para ganhar, propagando o machismo, homofobia, etc. dizendo que está escrito em um livro de 2000 anos. Aí é de mais. [3]

Como ensinar ciências sem ofender nenhum tipo de religião? Se a maioria das peguntas têm respostas antológicas nos dois pontos de vista? Além do fato de uma simples divergência de opinião soar para muitos como falta de respeito.
É importante ter uma conversa séria, mas amistosa com os alunos, sempre respeitosamente. Explicando que existem várias formas de abordar um mesmo problema e  que  o que é verdade ou equívoco só o futuro dirá. Geralmente o professor conhece seus alunos e sabe até onde pode ir com cada um.

Não deixem as discussões morrerem! rsrs

Adoraria receber sugestões, meus leitores, então quem tiver algum comentário, pode fazer aqui ou encaminhar por e-mail! 

Vlw!



Algumas Referências:

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