Projeto pia


Projeto de Aprendizagem - PIA

1. Identificação

-Tema do PIA: Belém, 400 anos

-Subtema: Utilizando as novas mídias no combate à violência nas escolas públicas.

-Nome da Escola: EEEF Leão Irineu H. Delgado
-Conteúdos curriculares envolvidos: Matemática e Estatística.
Série/Ano: 5º e 9º ano.
Número de alunos:  80

-Professores envolvidos: Prof. de física e Prof. de matemática.
2. Problemática 

Como usar as ferramentas digitais para tentar fazer alguma relação entre esses tipos de violências e o aprendizado em sala de aula?

3. Justificativa
Os vários tipos de violência são uma grande preocupação de todos dentro da sala de aula na rede pública. A falta de respeito com os professores se torna cada vez maior e mais preocupante. Após obter os dados estatísticos a mesma se faz necessária por que esperamos obter resultados que nos ajudem a enxergar quais o principais e mais alarmantes tipos de violência,  na esperança de discutir possíveis soluções com a comunidade. Nesse contexto, podemos utilizar os recursos digitais para nos auxiliar nesse feedback com a comunidade escolar, já que é um tema que atrai muita atenção de todos, logo devemos nos apropriar desses recursos também.

4. Objetivo (s)

Identificar as formas de violência mais comuns nas salas de aula, assim como em que faixa etária são mais frequentes, que afetam o processo de ensino-aprendizagem na escola.

Objetivos específicos:
  • identificar os tipos de violência mais frenquêntes
  • construir gráficos com os dados estatísticos.
  • Socializar os resultados com a comunidade escolar, afim de traçar planos para tratar do problema

5. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

1. Pesquisar na web sobre os tipos mais comuns de violência nas escolas.

2. Usar os dados estatísticos para fazer gráficos que nos auxiliem na visalização das situações.

3. Publicar no Blog para ficar a disposição de pessoas interessadas.

4. Palestras com a comunidade escolar para discussão do problema e exposição dos dados.

6. Recursos a serem utilizados (tecnológicos)

1. Computador com Internet.

2. Programas:
Ksnapshot (print scream)
KolourPaint (produção de imagens)
Calc (Produção de gráficos)
Impress (Produção de slides)

3.Datashow

7. Registro do processo

  • Criar uma problematização sobre o assunto “violência nas escolas” que servirá de subtema para nossas pesquisas;
  • Pesquisar direcionada pelos professores na web sobre os temas: violência, tipos de violência, violência nas escolas, pedagogia sobre violência nas escolas, etc.;
  • juntar dados e informações para começar a sintetizar o projeto, tendo como foco algumas dúvidas e certezas sobre o assunto;
  • digitação do projeto no Libreofficer e no Google Drive, de forma síncrona e assíncrona com os professores envolvidos;
  • Criação dos blogs dos professores para disponibilizar o conteúdo na web, assim como nos guiar como umas espécie de diário;
  • pesquisa de imagens, slides e vídeos sobre o tema para disponibilizar no blog e nas referencias como leituras auxiliares;
  • Criar uma apresentação em slides para apresentar o projeto à comunidade, alunos e colegas.


8. Avaliação e Resultados esperados

Esperamos que ao final da pesquisa possamos visualizar melhor quais os principais tipos de violências enfrentados por alunos e professores nas salas de aula e, talvez, ver em qual faixa etária essas incidências são maiores. Na avaliação será levado em conta as dúvidas levantadas que foram solucionadas, mesmo que o objetivo principal não tenha sido alcansado.

9. Divulgação
O projeto do PIA será disponibilizado no Blog para que todos possam ter acesso.
A divulgação do blog fica ligada as redes sociais que são um dos principais meios de comunicação da atualidade, além de estar na blogosfera dos colegas de classe. Encontros com a comunidade, pais, alunos, professores, para discussão e exposição de opiniões.

10. Referências Bibliográfica.

5 comentários: