quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Calendário Astronômico 2018!


JANEIRO

·  03 e 04 de Janeiro: Chuva de Meteoros: Quadrantids. As Quadrantids são chuvas de meteoros acima da média, com até 40 meteoros por hora no pico. Essa chuva de meteoros geralmente tem seu pico entre 03 e 04 de Janeiro, mas alguns meteoros podem ser vistos desde 01 de Janeiro até o dia 05 de Janeiro. Este ano, a lua quase cheia pode atrapalhar o show, pois o seu brilho pode ofuscar a visualização dos meteoros. O melhor local para visualização é em um lugar totalmente escuro, longe das luzes das cidades a partir da meia-noite na constelação de Aquário.
 ·  17 de Janeiro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
 ·  31 de Janeiro – Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  31 de Janeiro - . Eclipse Lunar Total. O eclipse será visível durante a maior parte do oeste da América do Norte, leste da Ásia, Austrália e no Oceano Pacífico. Infelizmente não será visível no Brasil.


FEVEREIRO
·  15 de Fevereiro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  15 de Fevereiro - . Eclipse Solar Parcial. Este eclipse parcial será visível apenas em algumas partes do Chile, Argentina, e na Antártida.


MARÇO
·  2 de Março - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  31 de Março - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  20 de Março – Equinócio. O equinócio de março ocorre às 16:15 UTC. O Sol vai incidir diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério Norte e o primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério Sul.
ABRIL


·  16 de Abril - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 e 22 de Abril - . Chuva de Meteoros: Lyrids. Lyrids são chuvas de Meteoros que produzem normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros podem produzir trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. A chuva de Meteoros atinge o auge entre 21 e 22 de Abril, embora alguns meteoros podem ser vistos a partir do dia 16 indo até o dia 25 de Abril. Para melhor visualização, procure um local escuro e olhe para a constelação de Lira.
·  30 de abril - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


MAIO
·  05 e 06 de Maio - . Eta Aquarids: Eta Aquarids é uma enorme chuva de meteoros que produz cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. O pico ocorre do dia 05 para o dia 06 de Maio, porém alguns meteoros podem ser vistos desde o dia 04 indo até o dia 07 de Maio. O ponto radiante é na constelação de aquário. Procure um lugar afastado da poluição luminosa da cidade.
·  09 de maio - . Júpiter em oposição. O planeta gigante terá sua maior aproximação à Terra cujo seu lado será totalmente iluminada pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Júpiter e suas luas!
·  15 de maio - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  29 de maio - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


JUNHO
·  13 de junho - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 de junho - . Solstício de Junho. O solstício de junho ocorre as 10:07 UTC. O Polo Norte da Terra será inclinado em direção ao Sol onde incidirá diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23.44 graus de latitude Norte. Este é o primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério Norte e o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério Sul.
·  27 de junho - . Saturno em oposição. O “planeta dos anéis” terá a sua maior aproximação à Terra cujo seu lado será totalmente iluminada pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Saturno e seus anéis.
·  28 de junho - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


JULHO
·  13 de julho - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  13 de julho - . Eclipse Solar Parcial. Este eclipse parcial será visível apenas no extremo Sul da Austrália e Antártica.
·  27 julho - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  27 julho - . Eclipse Lunar Total. O eclipse será visível em quase toda a Europa, África ocidental, Ásia Central, Oceano Índico e Austrália Ocidental.
 ·  27 julho - . Marte em Oposição. O “planeta vermelho” terá a sua maior aproximação da Terra cujo seu lado será totalmente iluminado pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Marte.
·  28 e 29 de Julho - . Aquarids. Os Aquarids são chuvas de meteoros que podem produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada do dia 28 para 29 de Julho, mas alguns meteoros também podem ser vistos desde o dia 18 de Julho indo até 18 de Agosto. O ponto radiante será na Constelação de Aquário. Procure um lugar afastado das luzes da cidade e olhe para constelação de Aquário, foque um pouco mais ao Leste da Constelação de Aquário, pois será onde os meteoros irão surgir.


AGOSTO
·  11 de agosto - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite! Neste dia, também ocorrerá o Eclipse Solar Parcial que será visível em partes do Nordeste do Canadá, Groenlândia, extremo Norte da Europa e Norte e Leste da Ásia.
·  12 e 13 de Agosto - . Perseidas. Perseidas é uma das melhores chuvas de Meteoros, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada do dia 12 para 13 de Agosto, mas você poderá ver alguns meteoros desde o dia 23 de Julho indo até o dia 22 de Agosto. O ponto radiante será na constelação de Perseu. Procure um local longe das luzes da cidade.
·  26 de agosto - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


SETEMBRO
·  07 de setembro - . Netuno em oposição. O planeta Netuno terá a sua maior aproximação à Terra. Este é o melhor dia para visualizar Netuno, porém, ele irá aparecer apenas como um “ponto azul” nos telescópios mais simples.
·  09 de setembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  23 de setembro - . Equinócio. O Sol irá incidir diretamente sobre o Equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o Mundo. Este é também o primeiro dia de Outono (Equinócio de Outono) no Hemisfério Norte e o primeiro dia da Primavera (Equinócio Vernal) no Hemisfério Sul.
·  25 de setembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


OUTUBRO
·  09 de outubro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 e 22 de Outubro - . Os Orionids. Orionids é uma chuva de meteoros que  produz cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Geralmente o pico fica na madrugada do dia 21 para 22 de Outubro, porém alguns meteoros podem serem vistos desde o dia 17 indo até o dia 25 de Outubro. Procure um lugar longe da poluição luminosa da cidade e olhe para a Constelação de Órion.
·  23 de outubro - . Urano em Oposição. O planeta Urano terá a sua maior aproximação da Terra cujo seu lado será totalmente iluminado pelo Sol. Este é o melhor dia para visualizar Urano, porém, devido a sua distância, nos telescópios mais simples, este planeta poderá aparecer apenas como um ponto azul-verde pequeno.
·  24 de outubro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


NOVEMBRO
·  07 de novembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  17 e 18 de Novembro - . Leónidas. As chuvas de meteoros Leónidas, são as melhores para serem visualizadas a “olho nu”, pode produzir cerca de 40 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada da noite do dia 17 para 18 de Novembro, embora alguns meteoros podem ser visualizados desde o dia 13 indo até o dia 20 de Novembro. Procure um lugar afastado das luzes da cidade e olhe para a Constelação do Leão.
·  23 de novembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


DEZEMBRO
·  07 de dezembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  13 e 14 de Dezembro- . Geminids. A chuva de meteoros Geminids  é considera a melhor chuva de meteoro, pois, produz cerca de 60 meteoros por hora em seu pico. O pico geralmente acontece na madrugada do dia 13 para 14 de Dezembro, porém, alguns meteoros podem ser visto desde o dia 06 indo até o dia 19 de Dezembro. O ponto radiante é na Constelação de Gêmeos, procure um lugar afastado das luzes da cidade para que a quantidade de luz não ofusque a visualização dos meteoros.
·  21 de dezembro - . Solstício de Dezembro. O Solstício de Dezembro ocorre a 22:23 UTC. O Polo Sul da Terra será inclinado em direção ao Sol, que atingirá a sua posição mais austral do céu e incidirá os raios solares com mais foco diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de Latitude Sul. Este é o primeiro dia do Inverno (Solstício de Inverno) no Hemisfério Norte e o primeiro dia do Verão (Solstício de Verão) no Hemisfério Sul.
·  22 de dezembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!