Depois de uma análise metódica em todos os livros que chegaram na escola para a apreciação dos professores, pude avaliar e escolher as melhores opções para maximizar nossa vivência e aprendizado em sala de aula.
Temos a opção de escolher duas coleções, a opção principal e a opção secundária, para o caso de não ser possível o envio da opção principal.
Para deixar registrado os pontos positivos e negativos dos livros analisados, fiz uma pequena tabela para verificar se os livros têm ou não as características que são importantes:
-Muitas figuras e gráficos, que chamam a atenção do aluno;
-Situações contextualizadas para o aluno se situar no seu dia a dia;
-Conceitos bem claros e bem visíveis, para facilitar a leitura do aluno;
-Exercícios resolvidos para que o aluno tome como exemplos dos exercícios propostos;
-Breve histórico sobre a parte da física que está sendo estudada, bem como seus personagens importantes;
-Bom visual, para atrair a atenção do alunos.
-Tópicos bem organizados.
E com esses quesitos, temos a tabela abaixo:
Levando em consideração todos os quesitos, julguei que, os dois melhores foram os livros das editoras Leya e Ática.
O livro da editora Leya realmente me surpreendeu!
Começando por sua organização, onde os tópicos estão muito bem organizados. Por exemplo, no livro do 1 ano, ele começa falando de dinâmica, com o conceito de força, em vez de começar com cinemática, que é uma parte onde a matemática é mais pesada! Isso é ótimo! E no livro do 3 ano ele faz a mesma coisa, começando com Eletrodinâmica em vez de Eletrostática e isso parece muito promissor.
O livro é bem ilustrado, com situações do cotidiano dos alunos e de fácil leitura. Tornando-se assim minha 1ª opção!
O livro da editora Ática também está muito bom! Seguindo o mesmo pensamento da editora anteriormente citada, ele inverte as ordens de apresentação dos tópicos e começa sempre com a parte de dinâmica, tanto no 1, quanto no 3 ano.
O livro tem os tópicos muito bem divididos, com fácil leitura e bastante ilustrações. Vou chamar atenção aqui para a parte de Física Moderna, que é sensacional! Falando, inclusive, de Cosmologia e Partículas subatômicas. Ficando assim como a minha segunda opção.
vlw!