quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Calendário Astronômico 2018!


JANEIRO

·  03 e 04 de Janeiro: Chuva de Meteoros: Quadrantids. As Quadrantids são chuvas de meteoros acima da média, com até 40 meteoros por hora no pico. Essa chuva de meteoros geralmente tem seu pico entre 03 e 04 de Janeiro, mas alguns meteoros podem ser vistos desde 01 de Janeiro até o dia 05 de Janeiro. Este ano, a lua quase cheia pode atrapalhar o show, pois o seu brilho pode ofuscar a visualização dos meteoros. O melhor local para visualização é em um lugar totalmente escuro, longe das luzes das cidades a partir da meia-noite na constelação de Aquário.
 ·  17 de Janeiro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
 ·  31 de Janeiro – Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  31 de Janeiro - . Eclipse Lunar Total. O eclipse será visível durante a maior parte do oeste da América do Norte, leste da Ásia, Austrália e no Oceano Pacífico. Infelizmente não será visível no Brasil.


FEVEREIRO
·  15 de Fevereiro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  15 de Fevereiro - . Eclipse Solar Parcial. Este eclipse parcial será visível apenas em algumas partes do Chile, Argentina, e na Antártida.


MARÇO
·  2 de Março - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  31 de Março - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  20 de Março – Equinócio. O equinócio de março ocorre às 16:15 UTC. O Sol vai incidir diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério Norte e o primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério Sul.
ABRIL


·  16 de Abril - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 e 22 de Abril - . Chuva de Meteoros: Lyrids. Lyrids são chuvas de Meteoros que produzem normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros podem produzir trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. A chuva de Meteoros atinge o auge entre 21 e 22 de Abril, embora alguns meteoros podem ser vistos a partir do dia 16 indo até o dia 25 de Abril. Para melhor visualização, procure um local escuro e olhe para a constelação de Lira.
·  30 de abril - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


MAIO
·  05 e 06 de Maio - . Eta Aquarids: Eta Aquarids é uma enorme chuva de meteoros que produz cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. O pico ocorre do dia 05 para o dia 06 de Maio, porém alguns meteoros podem ser vistos desde o dia 04 indo até o dia 07 de Maio. O ponto radiante é na constelação de aquário. Procure um lugar afastado da poluição luminosa da cidade.
·  09 de maio - . Júpiter em oposição. O planeta gigante terá sua maior aproximação à Terra cujo seu lado será totalmente iluminada pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Júpiter e suas luas!
·  15 de maio - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  29 de maio - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


JUNHO
·  13 de junho - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 de junho - . Solstício de Junho. O solstício de junho ocorre as 10:07 UTC. O Polo Norte da Terra será inclinado em direção ao Sol onde incidirá diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23.44 graus de latitude Norte. Este é o primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério Norte e o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério Sul.
·  27 de junho - . Saturno em oposição. O “planeta dos anéis” terá a sua maior aproximação à Terra cujo seu lado será totalmente iluminada pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Saturno e seus anéis.
·  28 de junho - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


JULHO
·  13 de julho - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  13 de julho - . Eclipse Solar Parcial. Este eclipse parcial será visível apenas no extremo Sul da Austrália e Antártica.
·  27 julho - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!
·  27 julho - . Eclipse Lunar Total. O eclipse será visível em quase toda a Europa, África ocidental, Ásia Central, Oceano Índico e Austrália Ocidental.
 ·  27 julho - . Marte em Oposição. O “planeta vermelho” terá a sua maior aproximação da Terra cujo seu lado será totalmente iluminado pelo Sol. Este é o melhor dia para ver e fotografar Marte.
·  28 e 29 de Julho - . Aquarids. Os Aquarids são chuvas de meteoros que podem produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada do dia 28 para 29 de Julho, mas alguns meteoros também podem ser vistos desde o dia 18 de Julho indo até 18 de Agosto. O ponto radiante será na Constelação de Aquário. Procure um lugar afastado das luzes da cidade e olhe para constelação de Aquário, foque um pouco mais ao Leste da Constelação de Aquário, pois será onde os meteoros irão surgir.


AGOSTO
·  11 de agosto - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite! Neste dia, também ocorrerá o Eclipse Solar Parcial que será visível em partes do Nordeste do Canadá, Groenlândia, extremo Norte da Europa e Norte e Leste da Ásia.
·  12 e 13 de Agosto - . Perseidas. Perseidas é uma das melhores chuvas de Meteoros, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada do dia 12 para 13 de Agosto, mas você poderá ver alguns meteoros desde o dia 23 de Julho indo até o dia 22 de Agosto. O ponto radiante será na constelação de Perseu. Procure um local longe das luzes da cidade.
·  26 de agosto - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


SETEMBRO
·  07 de setembro - . Netuno em oposição. O planeta Netuno terá a sua maior aproximação à Terra. Este é o melhor dia para visualizar Netuno, porém, ele irá aparecer apenas como um “ponto azul” nos telescópios mais simples.
·  09 de setembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  23 de setembro - . Equinócio. O Sol irá incidir diretamente sobre o Equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o Mundo. Este é também o primeiro dia de Outono (Equinócio de Outono) no Hemisfério Norte e o primeiro dia da Primavera (Equinócio Vernal) no Hemisfério Sul.
·  25 de setembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


OUTUBRO
·  09 de outubro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  21 e 22 de Outubro - . Os Orionids. Orionids é uma chuva de meteoros que  produz cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Geralmente o pico fica na madrugada do dia 21 para 22 de Outubro, porém alguns meteoros podem serem vistos desde o dia 17 indo até o dia 25 de Outubro. Procure um lugar longe da poluição luminosa da cidade e olhe para a Constelação de Órion.
·  23 de outubro - . Urano em Oposição. O planeta Urano terá a sua maior aproximação da Terra cujo seu lado será totalmente iluminado pelo Sol. Este é o melhor dia para visualizar Urano, porém, devido a sua distância, nos telescópios mais simples, este planeta poderá aparecer apenas como um ponto azul-verde pequeno.
·  24 de outubro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


NOVEMBRO
·  07 de novembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  17 e 18 de Novembro - . Leónidas. As chuvas de meteoros Leónidas, são as melhores para serem visualizadas a “olho nu”, pode produzir cerca de 40 meteoros por hora em seu pico. O pico será na madrugada da noite do dia 17 para 18 de Novembro, embora alguns meteoros podem ser visualizados desde o dia 13 indo até o dia 20 de Novembro. Procure um lugar afastado das luzes da cidade e olhe para a Constelação do Leão.
·  23 de novembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


DEZEMBRO
·  07 de dezembro - . Lua Nova. Com a Lua nova, o céu estará ótimo para visualização de constelações e Astrofotografia! Aproveite!
·  13 e 14 de Dezembro- . Geminids. A chuva de meteoros Geminids  é considera a melhor chuva de meteoro, pois, produz cerca de 60 meteoros por hora em seu pico. O pico geralmente acontece na madrugada do dia 13 para 14 de Dezembro, porém, alguns meteoros podem ser visto desde o dia 06 indo até o dia 19 de Dezembro. O ponto radiante é na Constelação de Gêmeos, procure um lugar afastado das luzes da cidade para que a quantidade de luz não ofusque a visualização dos meteoros.
·  21 de dezembro - . Solstício de Dezembro. O Solstício de Dezembro ocorre a 22:23 UTC. O Polo Sul da Terra será inclinado em direção ao Sol, que atingirá a sua posição mais austral do céu e incidirá os raios solares com mais foco diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de Latitude Sul. Este é o primeiro dia do Inverno (Solstício de Inverno) no Hemisfério Norte e o primeiro dia do Verão (Solstício de Verão) no Hemisfério Sul.
·  22 de dezembro - . Lua cheia! Excelente para Astrônomos amadores visualizarem toda a superfície da lua voltada para a Terra. Aproveite!


domingo, 29 de outubro de 2017

CE Bandeira Tribuzzi CAIC: Prova Brasil 2017

CE Bandeira Tribuzzi CAIC: Prova Brasil 2017: Caríssimos, do dia 23/10/2017 ao  03/11/2017 acontecerá a aplicação da Prova Brasil na escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC com a par...

Cine Física - CAIC

Na ultima semana os alunos do CAIC participaram do projeto Cine Física, sob a supervisão dos professores-bolsistas do PIBID Paulo e Thiago.
O filme foi Guardiões das Galáxias 2 e durante o decorrer do filme houve algumas pausas para a discussão de assuntos de físcia relevantes observados.
A experiência é muito boa para os alunos, que se divertem e ainda discutem fenômenos científicos nos filmes. rsrs
Abrçps



A importância da física no Ensino Médio

Slide: a importância da física no Ensino Médio.

https://docs.google.com/presentation/d/13kQi6MuDUutRz-AmjIXiQ-RzQthoJt6XE-JAD0A-dN0/edit?usp=sharing


Recomenda-se que seja mostrado aos alunos de 1º ano, na primeira aula.

Aulão: Questões para o ENEM (no sabadão)

Neste ultimo sábado, dia 28/10/2017, há pouquíssimos dias da aplicação das provas do ENEM, alguns alunos do terceiro ano do CAIC se dispuseram à ir ao sábado para a escola, resolver e discutir questões visando a prova.

Uma salva de palmas para esses guerreiros e que estejam bem preparados para mais essa tarefa que não é nada fácil, mas temos certeza que vocês conseguem!

Abraços..








domingo, 22 de outubro de 2017

Filmes para serem usados em sala de aula

Como todos já sabem, os filmes são grandes aliados na sala de aula e fora dela quando o assunto é aprendizagem!


E aqui vai o link de um blog muito legal, que tem recomendações de filmes organizados por áreas! 



É só clicar e aproveitar!

sábado, 21 de outubro de 2017

Documentário de Óptica Geométrica feita por alunos!


Olhem que legal esse mini-documentário feito por alunos do ensino médio!
Adorei a ideia, vou tentar reunir uns alunos feras para fazermos um parecido.



terça-feira, 17 de outubro de 2017

A cultura da competição não é saudável!


A reflexão de hoje vai ser uma crítica ao status superestimado da competição.

Desde que somos crianças, a ideia de que a competição é uma coisa boa é colocado em nossas cabeças e precisamos ter cuidado com até que ponto isso é verdade. Essa ideia vem desde os tempos antigos, onde a competição era relevante para as nações formarem cidadãos mais fortes que os cidadãos de outras localidades, pois era importante na época que um lugar tivesse os melhores campeões; os mais fortes, os mais inteligentes, os mais rápidos, etc. Na Grécia antiga, inclusive, surgiram os primeiros esportes competitivos, as olimpíadas até, onde atletas disputavam para ver quem era o mais habilidoso, o mais forte, etc.

Mas a pergunta importante é: ainda hoje, é essencial incentivar essa obsessão por competição?

Hoje, na era da informação, em meu humilde ponto de vista de um observador curioso com as raízes de vários problemas sócio-econômicos e culturais, creio que mais importante que a competição é a cooperação.

E vou logo incluir a ideia de que enquanto as escolas incentivarem mais a competição entre os alunos do que a cooperação entre eles, a maioria dos problemas humanos que enfrentamos ainda hoje irão permanecer. Pois a competição geralmente trás uma resposta para perguntas do tipo:

Por que eu tenho que provar que sou melhor que o meu próximo?
Por que para ser um vencedor eu tenho que provar que o meu próximo é um perdedor?
Se eu não ganho é por que me esforcei pouco?
O vencedor da competição nasceu com esse dom, ou teve condições iniciais mais favoráveis?

Lógico que a competição sempre esteve presente na vida do homem, desde os primórdios, e assim permanecendo nos instintos mais básicos da nossa espécies, como um fogo que queima na própria alma. Podemos dizer que a competição é intrínseca do ser humano e sempre vai existir. 
Ok, até ai tudo bem. 
Existem competições saudáveis e também um lado bom da competição. A competição, por exemplo, geralmente faz as pessoas se esforçarem para se superar em busca de um objetivo, superar um medo, superar um desconforto, etc. Além de, muitas vezes, fazer a pessoa conhecer um lado seu desconhecido, conhecer ambientes e situações desconhecidas, que são experiências muito ricas para a personalidade. 

Então aí vão as sugestões:
- Incentivem mais a cooperação entre pessoas do que a competição entre elas.
- Incentivem mais a superação de si mesmo ao invés de querer superar o próximo, pois cada dia que você se supera é um dia vencido e rico!

- O seu colega, o seu próximo, o seu irmão de espécie, não deve ser visto como um adversário e sim como um companheiros para que os dois cresçam juntos!

Só assim, um dia, as coisas começarão a mudar.

ARAÚJO, L. J. L.


Ref.








terça-feira, 29 de agosto de 2017

Gincana CAIC 2017

Olá, leitores,

dia 22/08/2017 aconteceu a gincana anual do CE Bandeira Tribuzzi - CAIC, em Santa Inês. E não existe outra palavra para defini-la tão bem quanto sucesso!

Foi sensacional, os alunos adoraram, os professores adoraram!

Meus parabéns primeiramente a Equipe Azul (Comando Azul). que foi a campeã deste ano!
Mas meus parabéns também a todas as outras equipes que fizeram desse momento tão especial! Lembrem-se que o importante não é vencer, mas sim participar de forma justa e honesta, se divertindo sempre!

Grande abraço a todos.



(momento de descontração das colegas rsrs)

(minha equipe linda, segundo lugar. rsrs)
(banner: equipe PRETA)
(banner: equipe ROSA)
(banner: equipe AZUL)
(banner: equipe AMARELA)
(banner: equipe VERDE)
(teve até carimbó s2)